Simbologia e significado das flores no buquê de noiva

Simbologia e significado das flores no buquê de noiva

O buquê sempre foi símbolo de proteção para a noiva e dependendo das flores e ervas que o compõe, pode ter vários significados. Confira como montar um buquê com um significado importante para você.

Longe de ser um adorno meramente decorativo, o buquê de noiva faz parte do ritual de casamento. Em seu surgimento, a peça carregava significados e simbolismos em cada flor e erva que a noiva levava até o altar, que funcionava como um amuleto de proteção. Isto persiste até hoje na hora de resolver como vai ser o buquê.

Significado das ervas e flores no buquê de noiva

“Durante os casamentos, os povos celtas costumavam jogar ervas e ramos de flores conforme as noivas passavam”, explica a consultora de fitoterapia Evani Carrasco. Eram ervas para proteção, para tirar o mau olhado, atrair amor e até como sinal de longevidade do casal. “A noiva ia recolhendo essas ervas e formando um grande buquê”, explica.

Essas mulheres recebiam louro, alecrim, manjerona e galhos de acácia -cada uma com seu significado. “A manjerona simboliza o amor e doçura. O alecrim, por sua vez, ativa o perdão e ajuda a esquecer as mágoas, além de potencializar a vontade de viver. Além de elegância, a acácia também simbolizava a constância e perenidade.

A sempre-viva era usada para que a energia do matrimônio se perpetuasse e auxiliasse na criação de um lar. Na teoria, a arruda afasta mau olhado, mas é bom evitá-la uma vez que a planta pode murchar rápido. Um bom substituto da arruda é o alho. “Uma rama de alho também costumava ser incluída no buquê, porque o alho é a planta que mais afasta pragas”, conta a consultora. Se preferir, você pode substituir o alho por raminhos de nirá, que também afastam mau olhado.

A rosa é a rainha das flores e simboliza o amor. De acordo com Evani, a cor amarela simboliza prosperidade e a branca traz paz e proteção ao lar do casal. “A rosa vermelha simboliza a paixão, mas a paixão não é algo duradouro e por isso essa flor deve ser usada com cuidado no buquê de noiva”, alerta. A camélia, por sua vez, garante uma família feliz é indicada para as mulheres que querem ter filhos. “A flor dura poucas horas, por isso uma alternativa pode ser usar a folha da camélia, que é fina, lustrosa e verde escura, chique e muito mágica.”

Buquê de noivas e os signos

Outra maneira de montar o buquê de noiva é levar em consideração o signo da noiva. “Cancerianas, escorpianas e piscianas costumam ter o espírito apaixonado e encaram o amor de um jeito diferente”, conta Evani. Por isso, a consultora de fitoterapia indica um buquê de tulipas, flor misteriosa que evoca beleza e poesia.

Para quem é do elemento terra (touro, virgem e capricórnio), o indicado é um buquê com alecrim em ramos, porque só cresce no “jardim dos justos”. “Acrescente frésias para garantir fidelidade e amizade”, diz. Já pessoas impulsivas, geralmente do elemento fogo (áries, leão ou sagitário) tem o signo que evoca força, coragem e criatividade. “Para dosar essa energia, misture gérbera com capim cidreira”, explica. Se a flor for vermelha ou laranja, o arranjo despertará a emoção poderosa. Orquídeas e chuvas de ouro também combinam com a personalidade efusiva típica desses signos.

Pessoas de signos de ar (libra, gêmeos e aquário) costumam ser mais ousadas e excêntricas. Também estão sempre pensando no futuro. “Coloque no buquê de noiva elementos ligados ao branco, ao horizonte”, ensina Evani. É o caso de asplênio, moréia e algumas flores que parecem sementes, como ligustro. “Hortênsias ficam bacanas, assim como chuva de prata”, conta. O importante é que o buquê seja majoritariamente verde e branco.

FONTE: https://revista.icasei.com.br

Share this post

Deixe um comentário


Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.