Quais são as flores em extinção no Brasil? Conheça as principais.

Quais são as flores em extinção no Brasil? Conheça as principais.

Assim como a fauna, a flora também corre riscos de suas espécies entrarem em extinção. As práticas ilegais como queimadas e desmatamentos destacam a inconsciência do homem perante ao meio ambiente, o degradando.

Cenário das flores em extinção no Brasil:

Com certa frequência, o Ministério do Meio Ambiente publica listas com informações de espécies de flores em extinção na flora brasileira. Dentre eles, estão: Mata Atlântica, infelizmente, com o maior número, o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia.

Vale acompanhar para ficarmos cientes, afinal, estamos entre os 5, sim, c-i-n-c-o países com o maior número de espécies em risco de extinção no mundo.

Conheça as espécies de flores em extinção no Brasil

Bromélias

Também conhecida como Gravatá ou Monjola, encontra-se na Região Sul, em Santa Catarina. É um grande atrativo aos beija-flores, ótimos polinizadores. O maior motivo pelo seu risco de extinção é sua utilização em demasia pelo paisagismo, além de seu habitat natural (Cerrado) estar frequentemente sendo deturpado pelo homem, que o desmata.

Pau-Brasil

Parece ironia, não é? Mas a árvore que possui suas lindas e exóticas flores amareladas, (homenagem à cor de nossa bandeira) e que deu nome ao nosso país está em grande perigo de extinção!

Ela pode ser encontrada no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, entre outros. O maior motivo de sua extinção é a extração ilegal.

Jaborandi

A planta, nativa do Brasil, é frequentemente utilizada para fins medicinais, auxilia em problemas respiratórios, febres, caxumba, glaucoma, inclusive no meio cosmético, como prevenção da calvície.

Situa-se nas regiões do nordeste do Brasil. Porém, é muito explorada, contudo, com a grande devastação do meio ambiente à que nos encontramos, está em grande risco de extinção.

Consciência é a chave, o meio ambiente é nosso único lar fixo!

FONTE: https://www.floreseflores.com.br

Compartilhar este post

Deixe um comentário


Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.