O guia completo do buquê de noiva
Você sabe quantos estilos e possibilidades de bouquet de noiva existem? E como guardá-los para as flores estarem perfeitas na hora da sua entrada? Confira nosso guia completo de bouquet de flores para noivas e tire todas as suas dúvidas.
Do bouquet de noiva colorido -com protea ou com orquídeas e folhagens- até arranjos monocromáticos, feitos de peônias, rosas ou calas, os bouquets de casamento podem ser adaptados a qualquer tipo de noiva.
Antes de sair por aí se descabelando e pinando tudo em sua pastinha é preciso analisar um conjunto de fatores, como estilo do casamento, porte da noiva, horário, entre outros. Confira, abaixo, algumas dicas de especialistas para escolher o modelo de bouquet de noiva ideal para você.
Bouquet de noiva redondo
Tradicional, tem flores arranjadas de uma forma bem redonda, com 30 a 40 centímetros de comprimento. Para deixar o acessório mais moderno e despojado, é possível usá-lo com flores de diferentes cores, tamanhos e espécies. Se a noiva quiser um ar mais clássico, basta confeccioná-lo com flores mais nobres e de um mesmo tom.
A versão bem atual deste tipo de é mais orgânica, com uma bolinha menos rígida em seu formato e com elementos que parecem escapar do arranjo, caso de ramos de heras, sementes ou folhagens.
Bouquet taça ou crescente
Um dos favoritos em casamentos rústicos ou boho-chic, estes tipos de bouquet de noiva têm uma estrutura mais solta, com as flores arranjadas despretensiosamente. Assim como nos redondos, a escolha das flores é que vai definir o estilo. Os bem clássicos pedem flores mais nobres de uma só cor, a exemplo de um arranjo desestruturado de copos de leite ou de rosas selvagens.
Os mais moderninhos combinam com flores diversas e têm caule à mostra, com muita diversidade de elementos. As formas podem variar conforme o tipo de flor e o tipo de acabamento dado ao caule das flores.
Bouquet cascata
Atenção, baixinhas! Este bouquet de flores fica melhor em mulheres altas. Por outro lado, ele ajuda a alongar a silhueta se a noiva estiver com uns quilinhos a mais. Normalmente, tem 45 centímetros de comprimento e formato triangular. Costuma ser longo, cheio e leve. Muito popular nos anos 70 e 80, sempre foi visto como tradicional e noturno. Entretanto, com o uso de diversas flores, folhas e materiais descontraídos, este tipo cascata conquistou muita gente e hoje é visto com frequência em casamentos diurnos e campestres.
Bouquet braçada
Darling do momento, é feito para ser usado sobre o braço. Organicamente estruturado para lembrar uma braçada campestre, faz a linha “fui ali na padaria, colhi algumas flores e folhagens aleatórias que achei bonitas (mas que combinam entre si) e estou voltando para casa”.
Bouquet de flor única
Feito para mulheres com personalidade. A flor deve ser linda, marcante e, de preferência, grande – como dálias, proteas ou peônias.
Bouquet inusitado
Aqui é a imaginação da noiva que manda! Valem broches, flores secas, pedras, penas e até puxadores de gaveta. O bacana é que, em alguns casos, a noiva pode guardar o arranjo.
Que fatores devem ser levados em conta na hora de escolher um bouquet de noiva?
Segundo Carolina Botto, da Flor do Dia Curitiba, é preciso levar em conta o perfil da noiva (romântica, clássica, despojada, antenada, etc.), estilo da cerimônia de casamento (dia ou noite, chácara ou salão, formal ou despojado…), além da disponibilidade das flores no período do evento.
“Acredito que o buquê é um acessório da noiva, uma extensão da sua personalidade, assim como o vestido. Na verdade, hoje, o casamento tem sido um depoimento da personalidade dos noivos. Desta forma, o acessório acompanha esta escolha”, opina Manu Miano.
Ela alerta, ainda, que é preciso tomar cuidado com as referências da internet. “Elas podem ser incríveis, mas muitas das flores não existem no Brasil. Para piorar, diversas fotos são tratadas com filtros. Ou seja, as cores exibidas não são as reais”, comenta.
Outra dica de Manu é fazer um teste com o formato do buquê de noiva em frente ao espelho, para checar se ele é compatível com a noiva. “É importante analisar a harmonia. Noivas baixinhas ficam bem com os redondos e confeccionados com pequenas flores. Já as mais altas se saem melhor com arranjos de ramos compridos e flores grandes, como as novas cascatas”, propõe.
Com quanto tempo de antecedência a noiva deve escolher o fornecedor para fazer o bouquet de casamento?
Para Carolina, o tempo mínimo é de 45 dias.
A empresa que faz o bouquet é a mesma da decoração da cerimônia de casamento?
Manu afirma que não necessariamente. “Existem muitas empresas especializadas apenas em bouquets e acessórios, assim como há diversas marcas de decoração que fornecem o arranjo como um serviço adicional ou cortesia”, diz.
Ele deve combinar com a decoração?
Na opinião de Carolina, ele não deve combinar, mas, sim, harmonizar com a decoração. “Na realidade, isso acaba acontecendo naturalmente – já que a escolha da decoração e do bouquet de flores reflete o perfil e as preferências da noiva.” Para a especialista, uma noiva que escolheu um buquê clássico de rosas brancas dificilmente optaria por uma decoração com flores tropicais. No caso de uma noiva que elegeu um buquê de callas negros, super contemporâneo e sofisticado, as chances de ela ter escolhido uma decoração provençal para a sua festa, segundo Carolina, seriam mínimas.
Manu costuma dizer que, se o arranjo for muito similar à decoração, ele pode transmitir a ideia de que a noiva pegou um dos arranjos da mesa para entrar. “Não há problema se o bouquet tiver a tonalidade da decoração, mas ele não precisa ser uma cópia dos arranjos de mesa. Ele é um acessório da noiva e deve estar em harmonia com o estilo dela e do contexto geral da festa”, alerta.
Em que momento o bouquet é entregue à noiva? E o que ela deve fazer para conservá-lo até a hora do casamento?
Segundo Manu, isso depende muito da empresa que confeccionou o buquê de noiva e do que foi combinado. “Normalmente, ele é entregue no dia do casamento e, em alguns casos, na véspera. Deve-se evitar a conservação em geladeira convencional para o buquê não ressecar. Caso seja necessário, ele deve ser coberto com papel de seda branco umedecido”, recomenda.
Carolina diz que o bouquet deve ser entregue algumas horas antes da cerimônia, de preferência com tempo suficiente para o fotógrafo poder registrá-lo durante o making of. “Ele precisa ser conservado em água fresca. Nos dias de mais calor, vale apostar em algumas pedrinhas de gelo na água”, recomenda.
Quais são os tipos de bouquet indicados para as seguintes ocasiões?
Casamento na praia: Manu e Carolina indicam um bouquet de flores despojado, assimétrico desestruturado, alegre e – por que não? – um buquê de flores coloridas.
Casamento no campo: Segundo Manu, no campo é possível usar vários tipos de buquê, dependendo do grau de formalidade da cerimônia. “Um casamento rústico nem sempre é despojado. E um casamento na cidade nem sempre tem um estilo tradicional. Então, na cidade e no campo, vale tudo: usar um arranjo redondo, exótico, colorido ou tradicional. Nesta hora, o clima da cerimônia vai acabar influenciando a escolha do bouquet. Se a noiva optou por uma cerimônia menos formal, pode apostar num bouquet de noiva assimétrico, cheio de texturas e cores. Mas, se a cerimônia é mais formal e tradicional, a indicação vai para um acessório branco, com algumas nuances de verde, clean e elegante”, aconselha Carolina. Vale, também, seguir a tendência de 2017 da cartela Pantone e conhecer um pouquinho mais a cor Greenery.
Casamento na cidade: Manu adverte que, se a cerimônia for bem formal, vale analisar a escolha de um buquê branco, que pode ter toques verdes ou rosados. Fora isso, continua valendo a regra de combinar o arranjo com a personalidade da noiva e de sua cerimônia de casamento
Existe alguma flor que não é indicada para o uso no bouquet de noivas?
Manu alerta que é sempre bom evitar flores com cheiro muito forte. Outra dica: as peônias, uma das flores queridinhas das noivas, são difíceis de ser encontradas no Brasil. E as importadas têm custo alto, além de serem muito delicadas.
Tulipas também entram na lista de flores delicadas para se trabalhar. “Elas devem permanecer em ambientes frios. Se forem expostas ao calor, abrem e não ficam no formato tradicional que conhecemos”, lembra Manu. Se, ainda assim, você optar por este tipo de flor, confira 10 dicas de bouquet de tulipas que vão te inspirar.
Manu ainda destaca que as hortênsias também não são resistentes ao calor e podem murchar com facilidade no bouquet de noiva.
FONTE: https://revista.icasei.com.br
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.