Descubra quais são as flores mais perfumadas do mundo

Descubra quais são as flores mais perfumadas do mundo

A beleza encontra-se nas coisas mais simples. Desde um pôr do sol entre amigos, uma demonstração de carinho inesperada, o cheiro do café durante a manhã, até o perfume das flores.

Das mais variadas cores, cheiros e disposições, as flores dão um toque especial a qualquer ambiente. Vamos agora conhecer um pouquinho sobre quais delas são as mais perfumadas do mundo.

Jasmim

Flor de efeito tranquilizante, seu aroma adocicado nos beneficia em muitos pontos, pois seu efeito sedativo reduz a ansiedade, a insônia e as dores de cabeça. Seus antioxidantes previnem algumas doenças cardíacas, reduzem o colesterol ruim e estimulam a queima de calorias, além de controlar a imunidade.

Nativa da Ásia e China, é cultivada em diversos países pelo mundo. A melhor época para colhê-la é entre julho e agosto. Utilizada como aromatizante de chás e alimentos como o arroz com jasmim, muito servido na Tailândia. Na história, seu uso era muito frequente, sendo associado à Virgem Maria pela arte medieval, e chamada de “a luz da lua dos bosques” pelos Hindus. Na China é símbolo da doçura feminina.

Gardênia

De origem chinesa, possui um perfume doce e intenso, e floresce com a chegada da primavera. Encanta com suas folhas verde-escuras brilhantes, que se põe resistentes até no inverno. Seu nome é uma homenagem ao botânico Alexandre Garden.

Seus efeitos auxiliam na redução dos bloqueios emocionais, contusões, febre, hepatite, hipertensão, irritabilidades, inchaços, entre muitos outros. Na Tailândia, sua fruta serve para dar cor a diversos pratos.

Lírio do Vale

A florzinha, popularmente conhecida como “muguet” tem porte pequeno e é muito utilizada para produção de perfumes. Auxilia também a indústria farmacêutica. Sua flor é aproveitada por inteiro, e muito indicada para as doenças cardiovasculares. Porém, como trata-se de uma espécie um tanto tóxica, o uso dos seus chás e extratos deve ter um acompanhamento médico.

No dia 1º de maio (dia do trabalho), na França, presenteia-se amigos e familiares com essa flor, simbolizando prosperidade, pureza e felicidade.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *